WhatsApp Image 2021-07-23 at 12.32.03 (1).jpg

Histórico da Eletroquimioterapia

As pesquisas para uso clínico da eletroquimioterapia na Universidade Paulista, UNIP, no ano de 2005, foram iniciadas pela Dra Lucia Silveira e pelo Prof. Dr. Carlos Brunner, com desenvolvimento dos primeiros protótipos de eletroporadores com equipe de engenheiros do Instituto de Tecnologia Espacial, ITA. Em 2007 os primeiros pacientes com tumores melanocíticos foram tratados no campus Cantareira com resultados excelentes. Em 2008 foi publicada a primeira revisão brasileira sobre eletroquimioterapia pelos médicos veterinários Marcela Sene Rocha, Lucia Silveira e Carlos Brunner na revista Nosso Clínico.

Os primeiros relatos de pacientes clínicos tratados por eletroquimioterapia no Brasil foram publicados no  Brazilian Jounal of Veterinary Research anda Animal Science em 2010.

Desde então a eletroquimioterapia tem ser tornado muito difundida no Brasil com mais de uma centena de médicos veterinários atuantes nessa supra especialidade, sendo o pais aceito internacionalmente com o maior número de pacientes tratados no mundo.

 
WhatsApp Image 2021-11-07 at 23.32.59.jpeg